O que é Astrobiologia?

Espaço Graduação

A busca por vida extraterrestre sempre fascinou a humanidade, despertando nossa imaginação e curiosidade sobre a possibilidade de existência de seres além do nosso planeta.  A Astrobiologia surge como um campo de estudo que busca responder a essa pergunta fundamental:  Estamos sozinhos no universo?

Definição de Astrobiologia

A Astrobiologia busca compreender os processos que levam ao surgimento e desenvolvimento da vida, bem como as condições necessárias para a existência e sustentação de organismos em outros planetas, luas e corpos celestes. Investiga desde os componentes químicos fundamentais para a vida até as complexas interações entre organismos e seus ambientes.

Surgimento da Astrobiologia

A Astrobiologia como disciplina científica surgiu em meados do século XX, impulsionada pela crescente exploração espacial e pelas descobertas sobre a vida na Terra.  Nos anos 1950 e 1960, com as primeiras missões espaciais e a busca por sinais de vida em outros planetas, a necessidade de entender a possibilidade de existência de vida extraterrestre tornou-se evidente.

Conexões

A astronomia fornece o contexto cósmico necessário para a busca por vida em outros planetas e luas, explorando a diversidade de sistemas planetários e identificando locais potencialmente habitáveis. Por meio de telescópios espaciais e terrestres, são estudados exoplanetas, luas e outros corpos celestes em busca de vida!

Pesquisa de exoplanetas habitáveis

A Astrobiologia utiliza métodos e técnicas avançadas para identificar exoplanetas que podem abrigar condições propícias à vida. Através de observações telescópicas, os cientistas buscam por exoplanetas localizados na chamada “zona habitável” de suas estrelas, onde as condições de temperatura permitem a existência de água líquida.