Dicas

6 dicas para estudar melhor

O segredo para diminuir a ansiedade nesse período e acabar com a sensação de que talvez não consiga dar conta de tanta atividade é investir em planejamento e organização.  Quando você se torna seu próprio gerente de tempo e no controle, você se torna mais produtivo e seguro.

dicas

1 - Criar um Plano de Estudos

Crie uma lista por com todas as disciplinas que você estudou este ano.  Abaixo desses tópicos, você pode listar tudo o que precisa aprender.  Em seguida, divida os tópicos pelo tempo que leva para revisar cada um.  Considere esses tempos com base em sua programação diária.

dicas

2 - Autoconsciência

Determinar a quantidade adequada de mat[erias que você deve e pode estudar a cada dia.  Por exemplo: se você tem mais dificuldade com matemática, é inútil determinar mais do que o número de exercícios que você pode fazer nas horas previstas no seu plano de estudos.  Portanto, certifique-se de que seu plano esteja alinhado com a sua realidade.

dicas

3 - Crie o ambiente de aprendizado certo

Escolher o ambiente certo para colocar essa atividade em prática é tão importante quanto ter uma planilha com datas e horários de estudo.  Se você escolher um lugar muito confortável, como sua cama, há uma grande chance de você se sentir sonolento, se a iluminação no local escolhido não for adequada, você pode ter dor de cabeça com a leitura, se estiver muito quente ou muito frio, pode criar desconforto e atrapalhar sua concentração.

dicas

Pesquisas mostram que, assim como nossos corpos, nossos cérebros têm limitações.  Após um período de concentração (que varia de pessoa para pessoa), você inevitavelmente começará a perder o foco e começará a ter dificuldade em absorver informações e conteúdo.

4 - Preveja os intervalos em seu plano de estudos

dicas

Muito do que você aprenderá será ao longo do ensino médio, então aproveite ao máximo.  Encontre exames, resumos e exercícios dados em sala de aula e refaça esses exames no sentido inverso.  Quanto mais você praticar, mais fácil será para o seu cérebro absorver e lembrar desses conteúdos específicos.

5 - Reserve um tempo para consolidar o que você aprendeu na escola

dicas

Nossos cérebros precisam de múltiplas exposições ao conteúdo para lembrar de uma ideia.  Portanto, certifique-se de que seu horário de estudo seja tempo para alguma prática.  Uma estratégia comprovada é destacar palavras-chave em determinados tópicos e tentar lembrar o que há nelas depois de ler o material em determinadas disciplinas.

6 - Liste o conteúdo da revisão e os períodos para prática

O Espaço Graduação é um portal com informações para te ajudar a escolher o curso ideal. Confira!