As mudanças estão cada vez mais comuns em várias áreas. É claro que a educação não pode ser excluída. Uma das grandes mudanças nos últimos anos é a Lei nº 13.415 de 2017, que altera a Lei Nacional de Orientação e Fundação da Educação e estabelece mudanças na estrutura do ensino médio. A mudança, conhecida como o novo ensino médio, fará com que os alunos aumentem de 800 para 1.000 horas por ano na escola até 2022. Confira abaixo como funciona o novo ensino médio!
Além disso, o novo ensino médio define uma nova organização curricular, mais flexível, com a National Common Foundation of Curriculum (BNCC), e oferece aos alunos diferentes opções. Essas opções, chamadas de roteiros de formação, concentram-se em áreas do conhecimento, bem como na formação técnica e profissional. Veja em detalhes o que mudou e tire suas dúvidas. Mas, afinal, qual é a proposta para o novo ensino médio?
Como funciona o Novo Ensino Médio
Segundo o Ministério da Educação (MEC), o novo ensino médio visa garantir uma educação de qualidade aos jovens brasileiros e aproximar a escola da realidade dos alunos de hoje. Outra grande vantagem da nova proposta é que 40% dos cursos são escolhidos pelos próprios alunos.
Das 13 disciplinas obrigatórias antes disso, o ensino médio passou a ter disciplinas flexíveis, deixando cerca de metade da carga horária para os alunos escolherem. Conforme mencionado anteriormente, a carga horária mínima passou de 800 horas por ano para 1.000 horas, com média de 4 a 5 horas por dia. O prazo para que as instituições concluam o curso de cinco horas por dia é 2022.
No âmbito do MEC, as escolas são obrigadas a oferecer disciplinas optativas pertinentes ao caminho escolhido pelo aluno, o que facilita a integração do ensino geral com o ensino técnico. Confira as cinco rotas de treinamento da nova escola:
Língua; Matemática; Humanidades; Ciências Naturais; Educação vocacional.
As redes públicas e as escolas privadas poderão desenvolver estes percursos formativos em percursos que combinem disciplinas de percursos distintos. No entanto, as escolas são obrigadas a fornecer apenas um itinerário. Sob a nova proposta do ensino médio, cada escola poderia, a seu critério, oferecer aos alunos várias opções de rotas.
Nesta reforma de ensino, há também a possibilidade de ensino remoto. Segundo o MEC, até 20% dos cursos podem ser ministrados na modalidade a distância. No período noturno, esse valor pode chegar a 30% da carga horária do curso. Saiba mais sobre rotas de treinamento que oferecem flexibilidade em novas escolas de ensino médio
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Em abril de 2019, o Diário Oficial da União publicou o eixo norteador dos percursos formativos do novo ensino médio. De acordo com a publicação, devem ter como foco o empreendedorismo, a pesquisa científica, a mediação e as intervenções socioculturais.
Após a implementação da reforma do ensino secundário, a carga horária será dividida entre os cursos obrigatórios e os de formação, que representam 60% do tempo dos alunos. As disciplinas obrigatórias para o novo ensino médio ainda são português, matemática e inglês – na verdade, a partir da sexta série, essas são disciplinas obrigatórias.
Assim, na prática, o percurso formativo será uma formação individual que será escolhida por cada aluno de acordo com as suas preferências e as suas intenções para a sua carreira futura.
De acordo com o guia do aluno, o novo ensino secundário aponta as possibilidades das seguintes disciplinas para diferentes percursos formativos:
Idiomas: português, inglês,
Artes e esportes;
Ciências naturais: biologia, física e química;
Ciências Humanas e Sociais: História, Geografia, Sociologia e Filosofia;
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Formação técnico-profissional:
Esta parte da formação inclui os eixos estruturantes publicados no Diário Oficial do Sindicato, nomeadamente empreendedorismo, investigação científica, mediação e intervenção sociocultural.
Com flexibilidade de conteúdo, os alunos terão diferentes oportunidades de escolher disciplinas complementares. Além disso, eles terão a oportunidade de fazer cursos técnicos nesse período. Se optarem por essa direção, ao final dos três anos do ensino médio, os alunos terão dois certificados e estarão mais capacitados para se apresentarem ao mercado. Nova Seleção de Curso Eletivo do Ensino Médio
Além dos estudos comuns e obrigatórios definidos pela Fundação Nacional do Currículo Comum (BNCC), os alunos poderão escolher e aprofundar as disciplinas mais relevantes para seus interesses e talentos.
Como referimos anteriormente, esta escolha será feita através de percursos formativos relacionados com diferentes áreas do conhecimento, bem como através da e profissional. O conselho para os alunos nesta fase é que não foquem apenas nas áreas que consideram mais competentes, mas também nas tendências do mercado de trabalho.
Um dos benefícios de estabelecer uma base comum para o Currículo Nacional do Novo Ensino Médio é que ele prevê o aprendizado comum e obrigatório. Esse aprendizado tem a ver com roteiros que preparam os jovens para a vida.
Afinal, todo aluno tem o direito de aprender os conhecimentos necessários para seguir em frente depois da escola e adquirir as habilidades necessárias para buscar e alcançar uma vida digna condizente com o futuro que sempre sonhou. Este é o objetivo da nova escola.
Agora que você sabe como funciona o novo ensino médio, por que não acompanha o Espaço Graduação? Fique por dentro das novidades do mundo acadêmico, mercado de trabalho e muito mais!
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