Existem dois tipos de alunos: aqueles que já sabem no que se especializar e onde buscar qualificação, e aqueles que não sabem para onde ir e querem apenas adquirir conhecimento e maturidade no processo. Não importa em qual desses tipos você se encaixe, você com certeza fará parte de um grupo que pode obter bolsas de estudos para a faculdade. Confira abaixo como conseguir uma bolsa de estudo pra você!
As bolsas oferecem uma excelente oportunidade para qualquer estudante que queira uma melhor chance no mercado de trabalho. Uma pesquisa que analisou as notas de mais de um milhão de universitários brasileiros no Teste Nacional de Desempenho Estudantil (Enade) mostrou que os bolsistas pontuaram mais do que os não-beneficiários.
A pesquisa foi conduzida por Jacques Wainer, professor da Faculdade de Computação da Universidade Estadual de Campinas, e Tatiana Melguizo, professora associada da Escola de Educação USC Rossier. Com melhores notas e maior envolvimento acadêmico, os bolsistas se destacam no mercado de trabalho.
Para lhe dar essa oportunidade também, confira nosso guia passo a passo abaixo para uma bolsa de estudos universitária. Saiba como aumentar suas chances de conseguir uma bolsa de estudos
Se o seu objetivo é conseguir uma bolsa de estudos na faculdade, a primeira dica é que você termine o ensino médio preparado. Boas notas nesta fase serão um fator diferenciador e, por vezes, um pré-requisito para bolsas universitárias. Além disso, sua dedicação durante todo o processo de graduação também é imprescindível. Notas baixas e baixa frequência são as razões pelas quais você perde sua bolsa de estudos. Então, se você está terminando o ensino fundamental ou está no ensino médio, deve começar a se preparar agora. Isso porque sua formação escolar é muito importante quando se trata de obter uma bolsa de estudos.
Para maximizar essa oportunidade, é fundamental fazer o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), pois as faculdades geralmente exigem notas recentes dos alunos que recebem bolsas de estudos. Além do Enem, os resultados do vestibular também garantem bolsas institucionais, ou seja, fornecidas pelas próprias instituições de ensino.
Por exemplo, em algumas universidades, se o aluno acertar 75% da prova, receberá uma bolsa integral, válida até o final do curso. Nos demais casos, o primeiro e o segundo colocados recebem bolsa de 100% e 50%, respectivamente. Por exemplo, na Estácio, as bolsas começam em 30% e vão até 100% do valor do curso.
Por todos esses motivos, vale a pena procurar detalhes na universidade onde você pretende estudar. No entanto, independentemente dos padrões da universidade, aqui vai uma dica que sempre funcionará: busque boas notas, pois elas criam grandes oportunidades como conseguir uma bolsa de estudos.
🎓 Vestibular on-line UNIP.
Primeira mensalidade R$ 49,00 - Modalidades Presencial, Flex e On-line.
Inscreva-se!
Fique atento aos prazos e documentos exigidos para bolsas de estudos universitários Vamos iniciar este projeto levando em consideração as bolsas oferecidas pelo Programa Universidade para Todos (ProUni). Essa iniciativa do governo federal ocorre duas vezes ao ano: uma vez por semestre.
Para se matricular no Prouni, o aluno deve fazer o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) com nota mínima de 450. A nota de redação de um aluno também não pode ser zero. A inscrição no ProUni só pode ser feita pelo site do programa. Para poder se inscrever, você precisa fornecer seu CPF, número de inscrição no Enem e sua senha.
Caso o aluno seja cadastrado no Sistema de Seleção Unificada (Sisu), deverá utilizar a mesma senha utilizada em outros programas. Se você não frequentou a escola pública durante o ensino médio, terá que esperar o início das aulas para poder receber financiamento estadual, institucional ou de pesquisa. O caminho para esse tipo de bolsa universitária é diferente.
Para essas bolsas, você deve pagar a taxa de inscrição e a mensalidade do primeiro mês, depois buscar informações específicas dentro de sua instituição de ensino. Nesse momento, começa sua corrida contra o tempo, pois depois de ganhar o direito a uma bolsa de estudos, você só a conseguirá no mês seguinte. A chave é se envolver nas atividades do seu curso e conversar com professores e outros alunos.
Muitas instituições também oferecem bolsas de estágio onde você pode trabalhar e obter descontos. Mas observe um detalhe importante: mantenha seus documentos de identificação em dia. Verifique a validade da sua carteira de identidade (RG) – deve ter menos de 10 anos – mantenha na carteira uma foto 3×4 recente e comprovante de residência e renda. Esteja sempre preparado para oportunidades em seu programa e/ou instituição de ensino, boa sorte!
Agora que você sabe como conseguir uma bolsa de estudos, por que não acompanha o Espaço Graduação? Fique por dentro das novidades do mundo acadêmico, mercado de trabalho e muito mais!